E quem nesse vida nunca ficou maluquinho(a) se perguntando: afinal, o que é que eu posso ou não comer???
Quando vi esse imagem tempos atrás, até compartilhei no meu perfil do Facebook, de tanto que gostei. Me lembrei de uma época em que o ovo parecia ação na Bovespa: uma hora estava em alta, 5 minutos depois já estava em baixa. Hoje o glúten é quase como o Darth Vader te aliciando para o Lado Negro (e fora de forma) da Força.
Achei interessante abordar este assunto porque a alimentação, para mim, é a base de todo o processo de reequilíbrio do corpo e de como prepará-lo para as atividades físicas. Não vou aqui entrar no mérito do que se deve ou não comer antes ou após o treino até porque não sou médica nutricionista nem especialista no assunto, mas sim compartilhar um pouco da observação que tenho feito na minha reeducação alimentar (vou usar aqui a sigla RA) e do que funciona ou não para mim.
Hoje foi um dia bastante complicado, em que precisei comer na rua em duas das minhas 4 refeições diárias. Além de me lembrar de tudo que precisava colocar na mochila da academia, não tive tempo pra mais nada, nem de preparar a marmitinha que costumo carregar com iogurte ou frutas, pra esses momentos de perrengue longe de casa.
O almoço foi metade em casa, metade na rua. Comi correndo um pedaço de salmão (#delícia) e tive que sair senão perderia minha carona, mas algum tempo depois precisava de algo com mais "sustância". Desculpa, mas não consigo só almoçar um pedaço de peixe e sair de casa como se nada tivesse acontecido, tá? Hahaha...
Bom, eu tinha 15 minutos para pegar a comida antes de entrar em um compromisso e a coisa mais rápida que havia ali por perto (além de Mc Donalds e Burguer King, por exemplo...mas aí é muita jaca pra uma quarta-feira só!) era um Subway. Fui lá sem culpa e pedi um sanduíche só com pão, frango, alface, azeitona, cebola e azeite. Eu tinha que comer e esta foi a melhor opção que encontrei.
Umas 4 horas depois consegui meu tempo para ir treinar e tinha que comer de novo, claro. Fiquei procurando algo que não fosse chocolate, que seria com certeza minha primeira opção.
Um pacotinho de BelVita (uma salva de palmas à união da avelã com o cacau...que coisa mais deliciosa!) e esse iogurte da Taeq que conheço tão pouco, mas já considero pacas! Apenas 59 calorias e achei bem saboroso.
Claro que biscoito e coisas com conservante, industrializadas e cheias de carboidratos e açúcar devem ser evitadas, mas evitar é uma coisa, proibir é outra. Se eu comer todo santo dia um pacote de BelVita vou estar saindo um pouco da RA que me propus a fazer, com orientação de nutricionista, mas em um dia em que não pude me programar direito, qual o problema?
A mesma coisa é essa história do glúten. O que nos faz engordar é o excesso de produtos que coincidentemente contém glúten, não ele em si. Muito fácil colocar a culpa no glúten se você come 3 pães franceses no café da manhã... #estamosdeolho
Eu fiz a experiência, durante 2 meses, de ficar 1 semana inteira sem ingerir produtos com glúten e o máximo que aconteceu comigo foi ter sentido que desinchei um pouco, mas nada que fizesse minha balança se emocionar. Isso falo por mim, minha opinião baseada na minha observação.
Mas se alguém aí que tiver conseguido um resultado diferente com o corte de glúten, poooor favor, compartilhe aqui com a gente. Cada organismo é um organismo e é sempre bom ter conhecimento de outras experiências.
Como o post já está imenso, amanhã eu falo um pouquinho da minha RA e de como foi o processo de adaptação. :)
Treino do Dia
- 20 minutos de esteira: hoje fiz meu primeiro treino com tiros. Foram 3 de 400 metros. No início fiz a 8km por hora (de acordo com o que o professor montou pra mim, tudo calculado em um pré-treino que fizemos antes do Natal), mas estava um pouco "fácil" e o segundo e o terceiro fiz a 9km/h. Só que no final do terceiro tiro meu batimento cardíaco chegou a 188 e senti nitidamente meu coração saindo pela boca, então vamos descer um pouquinho a velocidade para o próximo pra ver como o corpo reage.
- 20 minutos de bicicleta: como já estava acabada com a esteira, parti pra bicicleta pra complementar o tempo mínimo de aeróbico que gosto de fazer.
- 60 minutos de pilates de solo: estou até agora me perguntando porque fui inventar isso hoje! hahaha... Gente, nunca havia feito nada de pilates, nem de solo, nem com aparelhos. Em termos de exercícios, gosto de coisas mais agitadas, então pensei que me entediaria nos primeiros 5 minutos. Que nada! Parece parado, mas não é! Exige concentração, equilíbrio (coisa que estou bastante a desejar!), força e boa respiração. Em vários momento me vi rolando feito um tatu bola bêbado tentando me manter nas posições esquisitas que a professora mandou, mas creio que se continuar fazendo com frequência, daqui alguns dias vou estar mais acostumada. É muito bom para fortalecimento e para a postura e isso muito me interessa. Acho que amanhã não vou conseguir andar direito, mas mesmo assim foi uma boa experiência.
E por hoje é isso, pessoal!
Beijos e até a próxima!
Tô adorando seu blog, Marizinha! Como te disse, também estou com um blog sobre minha dieta (que está mais pra lá que pra cá)... Só queria uma ajuda sua: a guria que está fazendo o blog comigo está com uma dieta meio louca, pra não dizer completamente. Você poderia dar uma olhada no post dela e me dizer o que você acha? É esse aqui, óh: http://operacaopesopena.wordpress.com !! Me diz depois por inbox ou whatsapp! Beijos. Tati.
ResponderExcluirOi, amore!! Te mandei um inbox no Face! Obrigada pela visita!! ;)
ExcluirBeijos!!