Gente, isso não é braveza não, tá? É só cansaço mesmo. Nunca vi um tempo tão doido nessa cidade. De manhã cedo, quando saí de casa, senti um leve frio, porque estava chovendo. No meio dia dia tinha um sol de 34 graus rachando o coco de geral. Fui trabalhar e depois direto pro treino...até agora não lembro como cheguei inteira na academia. Um calor do cão. Mas eu consegui! Venci mais um dia de verão senegalês.
É muito fácil desistir de treinar nesse calor. Ainda mais porque minha academia está temporariamente sem ar-condicionado,
E falando em água e comida...finalmente o post que gostaria de fazer a respeito da minha reeducação alimentar, ou RA,
Primeiro passo para emagrecer com saúde é sim procurar um Nutricionista. E aqui vai a minha opinião: sem essa de dieta da sopa, da água, do diet shake, da lua. Gente, o organismo pre-ci-sa de nutrientes, de alimentos sólidas, com conteúdo calórico de qualidade. Duvido que alguém aguente firme apenas tomando sopa todo santo dia, em todas as refeições. Não vou entrar no mérito da questão da saúde e do que isso pode provocar pois não sou da área, mas não precisa
Eu mesma já segui dietas de revista (não essas que citei acima que são extremamente restritivas, mas com cardápio específico, com comida de "verdade"). Só que, para mim, elas são um pouco irreais. Lembro de uma que recomendava café preto, duas torradas com margarina e meia fruta no café da manhã. Sabe quando eu conseguiria sobreviver a um dia todo com isso de café da manhã? Nunca, meu bem. Além de ter um problema sério, de não conseguir ficar sem tomar um copo de leite pela manhã, eu preciso de mais calorias pra me manter legal até a hora do lanche. Senão saio comendo qualquer bobagem que aparecer na minha frente e a ideia não é essa. O meu café da manhã é a minha principal refeição e só entendi isso e comecei a colocar em prática com o auxílio de uma nutricionista.
E olha...eu fiquei muitos meses comendo de maneira incorreta. Voltei à seguir minha RA há 2 semanas e só posso dizer que a diferença é gritante: além de já ter voltado a emagrecer, estou bem menos inchada e minha disposição melhorou consideravelmente (porque com esse calor o negócio complica nesse aspecto). O maior veneno, pra mim, é o excesso de carboidratos. Eu chego a ficar mole e indisposta pra tudo quando como demais, então neste ponto eu tomo bastante cuidado mesmo.
Bem, basicamente, meu cardápio é o seguinte (às vezes não tem tudo, às vezes rola umas adaptações, mas no geral é isso aí):
Café da Manhã
1 copo de suco detox
1 fatia de mamão papaia com uma colher de sopa de granola
1 copo de leite com achocolatado diet
1 ou 2 fatias de pão de forma integral
1 ponta de faca de Becel Proactive (legal pra controlar o colesterol problemático)
1 fatia não muito grande de queijo branco
Sei que parece muito, mas comendo bem pela manhã, com alimentos de valor nutricional de qualidade, eu consigo passar o dia todo bem, sem atacar nada fora de hora. Procuro comer de 3 em 3 horas, pequenas porções...aquela coisa que a gente sempre ouve, mas normalmente não coloca em prática.
Lanche da manhã
1 iogurte ou 1 fruta
Almoço
O meu prato se divide em 4 partes: 1 para o carboidrato (arroz, macarrão, batata, etc), 1 para a proteína (carnes magras, ovo), 1 para as verduras, 1 para os legumes. Não tem muito mistério: como grãos integrais sempre e as proteínas são sempre assadas e cozidas, nunca fritas. O segredo é não exagerar no carboidrato. No básico arroz com feijão eu nunca passo de 1 colher de arroz de arroz (isso, a medida é colher de arroz...entenderam?) e meia concha de feijão. Se como bastante legumes, verduras e 100g de proteína, pra mim está mais que suficiente.
1 fruta de sobremesa
Lanche da tarde
1 iogurte, 1 fruta ou 3 torradas.
Eu tomo só 1 iogurte por dia, então se já o fiz pela manhã, de tarde opto por outra coisa.
Jantar
1/2 ou equivalente do carboidrato do almoço, 1 proteína, 1 porção de salada.
Confesso que às vezes acabo comendo meio tarde e não gosto muito de comer carne de noite, então meu pseudo-jantar acaba sendo um copo de leite e um pão. Isso não foi indicado pela nutricionista, mas adaptei à minha realidade e não tem me atrapalhado no processo de emagrecimento. Mas só faço isso beeeem de vez em quando mesmo...
Ceia
Não é todo dia que como algo antes de dormir, mas normalmente 2 torradas com Becel estão ótimas pra matar a fominha da noite.
Bom, lendo isso, sinceramente...parece algo muito difícil de ser feito? Não. A questão é ter um pouco de disciplina e boa vontade. Por isso chamo de RA e não de dieta. É uma mudança de comportamento, são trocas inteligentes que a gente começa a fazer no cardápio e o hábito acaba sendo pra vida toda.
E comendo bem assim (
Do mesmo jeito que você pode (pode não, deve!) comer alguma coisa fora do planejado de vez em quando, você também pode sim tomar uma sopa mais leve num dia à noite, quando não está com vontade de comer nada muito "sustancioso". O importante é não fazer disso uma rotina, e sim a exceção. Como tudo na vida é questão de equilíbrio, para mim com a comida não é diferente.
Mais pra frente, se eu achar necessário, posso detalhar um pouco mais sobre o assunto. Já escrevi pra caramba e é um assunto que rende muito, pois são muitos detalhes, mas por hoje acredito que esteja bom. :)
Vamos ao Treino de Hoje:
- 20 minutos de esteira: consegui avançar um pouco no treino de tiro, fazendo 4x 400m, a 8,7km/h. Confesso que achei que não conseguiria, porque hoje cedo estava sentindo ainda bastante dor no quadril e a academia estava muuuuuuito quente. Mas deu certo! Foi 1 tiro a mais do que na quarta passada e estou super feliz!
- 60 minutos de Pilates de Solo: só vou dizer uma coisa, viu? Tem que ser macho demais pra fazer esse negócio! rs... Brincadeiras à parte, este tem sido meu maior desafio. Lutar contra a falta de equilíbrio e de força tem sido um aprendizado bom demais pra mim e sei que em longo prazo vai ser ainda melhor. Preciso me organizar pra tentar fazer pelo menos 2x na semana, assim também consigo avançar um pouco na luta contra a leve escoliose que me acompanha desde criança. Hoje pelo menos eu parecia um tatu-bola menos bêbado que na semana passada...hehehe...
E é isso, pessoal. Amanhã se Deus quiser tem mais!
Beijos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário